Nota dos Editores
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2011.1i30.a41962Résumé
A revista Antropolítica chega ao seu trigésimo número com algumas mudanças significativas em sua política de difusão e democratização do acesso ao conhecimento fornecido pelas pesquisas realizadas no âmbito da Universidade Federal Fluminense e dos seus Centros de Pesquisa. Ao longo de seus 16 anos de existência, a revista alcançou uma considerável projeção nacional e internacional no campo da produção intelectual das Ciências Sociais e, em particular, da Antropologia no Brasil, o que para nós é motivo de comemoração. A partir do número 30, correspondente ao primeiro semestre de 2011, Antropolítica passa a ser uma revista exclusivamente eletrônica. As razões para esta mudança se devem às necessidades crescentes de as publicações acadêmicas se adequarem aos critérios de qualificação exigidos pela Capes, com o objetivo de assegurarem, através das tecnologias digitais, maior acessibilidade e circulação entre os profissionais pesquisadores do país e fora dele. Do mesmo modo, cumprindo seu papel de difusora de trabalhos inéditos, fruto de pesquisas empíricas originais desenvolvidas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a Comissão Editorial decidiu acolher este formato de difusão e ampliação do conhecimento, facilitando a circulação do saber acadêmico para fora e dentro da academia.
A revista está também adotando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), seguindo igualmente as recomendações da Capes, de modo a se alinhar aos padrões editorias internacionais. A implementação dessa nova tecnologia mostra-se vantajosa ao tornar mais ágil e seguro o fluxo das informações na gestão de publicações periódicas eletrônicas, além de permitir maior automação das atividades de editoração. Ainda, neste novo número, estamos inaugurando uma nova seção, intitulada Olhares Cruzados, com o propósito de abrigar artigos que contribuam para a reflexão sobre as experiências internacionais vivenciadas por cientistas sociais no seu processo de formação, na realização de pesquisa empírica, na condução de programas de cooperação etc., fazendo deste espaço um lugar de compreensão sobre o processo, cada vez mais intenso, de internacionalização das Ciências Sociais.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.