Apresentação: Por uma abordagem etnográfica dos “direitos humanos”: conflitos, moralidades e direitos

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2019.0i47.a42114

Mots-clés:

Direitos Humanos, Conflitos, Moralidades

Résumé

O presente número de Antropolítica: Revista Contemporânea de Antropologia, através do Dossiê “Direitos Humanos: conflitos, moralidades e direitos”, reúne oito artigos que, a partir de uma perspectiva etnográfica, analisam e discutem práticas, sentidos e valores associados ao campo dos direitos humanos; expressos em lutas por justiça e processos de demanda por direitos e reconhecimento, em universos empíricos distintos, como encarceramento, violência policial, direito à saúde, acesso à justiça e lutas por identidade e terra.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Lucía Eilbaum, Universidade Federal Fluminense

Brasil. Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Antropologia e dos Programas de Pós-graduação em Antropologia e de Justiça e Segurança UFF. Bacharel em Antropologia (Universidad de Buenos Aires), Mestre e Doutora em Antropologia (UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Direito e Moralidades, do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (GEPADIM/INCT-InEAC). Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia.

Gisele Fonseca Chagas, Universidade Federal Fluminense

Brasil. Universidade Federal Fluminense. Professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFF. Historiadora (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Mestre e Doutora em Antropologia (UFF). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM/UFF). Membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia.

Flavia Medeiros, Universidade Federal de Santa Catarina

Brasil. Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Antropologia da UFSC. Cientista Social, Mestre e Doutora em Antropologia (UFF). Pesquisadora do GEPADIM/INCT-InEAC.

Publiée

2020-01-23

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático