“O problema dos camelôs”: oposições e complementariedades entre camelôs e “lojistas” no espaço urbano da cidade de Campos dos Goytacazes/ RJ
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a43293Mots-clés:
Conflito urbano, Vendedor ambulante, Estigma, DignidadeRésumé
O artigo busca compreender os repertórios mobilizados pelas associações de representação do comércio formal de Campos dos Goytacazes/RJ, para justificar a remoção dos camelôs da área central do espaço urbano. Com base em análise de conteúdo realizada em um jornal de ampla circulação municipal, entre os anos de 2000 e 2010, e em descrição densa das atividades da camelotagem no espaço urbano, esta proposta demonstrará os diferentes dispositivos de sensibilização mobilizados para dar ao “problema do camelô” uma dimensão pública. Demostraremos, por meio da análise das reportagens denuncistas veiculadas na mídia impressa, como a problemática foi conduzida para um debate em torno da desordem urbana.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2021 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.