Apresentação: Passando a boiada: violação de direitos, desregulação e desmanche ambiental no Brasil

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i49.a44533

Mots-clés:

Estado, Desregulação ambiental.

Résumé

Em dezembro de 2019 foi aberta a chamada para o dossiê “Estado, desregulação ambiental e luta por direitos no Brasil”, com o objetivo de reunir artigos que pudessem colaborar com o debate sobre os processos de construção da democracia no Brasil diante da emergência de novas fragilidades no campo do direito e da justiça socioambiental. Jamais poderíamos imaginar o que viria tão logo à frente, a pandemia de Covid-19, muito menos que, diante de um contexto tão dramático, envolvendo a morte e o adoecimento de milhares de brasileiros, se agravaria o desmonte das políticas de Estado voltadas à proteção ambiental e aos direitos socioambientais de povos e comunidades tradicionais.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Deborah Bronz, Universidade Federal Fluminense

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Andréa Zhouri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Sociologia pela Universidade de Essex, Inglaterra (1998). Atualmente é professora titular do Departamento de Antropologia e Arqueologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Edna Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Sociologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (Paris, 1978-1983) e professora titular do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará.

Publiée

2020-08-11

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático