KHOTARI, Ashish; SALLEH, Ariel; ESCOBAR, Arturo; DEMARIA, Federico; ACOSTA, Alberto. Pluriverse: a post-development dictionary. Nova Delhi: Tulika Books, 2019.

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a45508

Mots-clés:

Pós-Desenvolvimento, Decolonialidade, Anticapitalismo

Résumé

Resenha da obra Pluriverse: a post-development dictionary, de Ashish Khotari, Ariel Salleh, Arturo Escobar; Federico Demaria e Alberto Acosta. A coletânea reúne mais de 100 verbetes de autores, escolhidos e convidados por serem pesquisadores e/ou ativistas engajados com lutas e movimentos sociais do Sul global, e comprometidos com uma perspectiva decolonial e crítica das estruturas do sistema capitalista, da modernidade ocidental e do patriarcado. A partir dessa linha, o livro propõe uma compilação de conceitos, visões de mundo e práticas que se opõem à ontologia eurocêntrica universalista, apresentando alternativas transformadoras para os processos atualmente dominantes de desenvolvimento globalizado.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Viviane Kraieski de Assunção, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio pós-doutoral na Vrije Universiteit Amsterdam.

Andréia Gimenes Amaro, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, Santa Catarina, Brasil.

Publiée

2020-12-22

Numéro

Rubrique

Resenhas