RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo Ch’ixi Es Posible: Ensayos Desde un Presente en Crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a45598

Palavras-chave:

ch'ixi, Bolívia, Descolonização, Epistemologias indígenas

Resumo

A resenha analisa o mais recente livro da socióloga boliviana Silvia Rivera Cusicanqui. Os quatro ensaios contidos na obra retomam o uso do termo aymara ch’ixi (abigarrado), além de vários outros conceitos nessa língua andina, para pensar a realidade boliviana dos tempos atuais (qhipnayra). O livro traz ainda uma série de reflexões sobre a relação “bovarista” dos intelectuais mestiços latino-americanos com o contexto colonial que vivem em seus países (exortando-os a reconhecerem sua potência pa chuyma – duplas entranhas –, em lugar de permanecer nessa alienação) e retoma as obras de diversos autores bolivianos do século XX para demonstrar que os chamados “estudos decoloniais” não constituem uma novidade, e sim uma usurpação. Também tece críticas ao governo Evo Morales (2006-2019) como exemplo típico dos impasses vividos pelo novo progressismo latino-americano nas duas últimas décadas – considerados não só como parte de uma crise de valores, mas de uma crise epistêmica muito mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Spensy Kmitta Pimentel, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor e Mestre em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Professor na Universidade Federal do Sul da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Comunidades e(m) Autonomia no Sul da Bahia.

Downloads

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Pimentel, S. K. (2021). RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo Ch’ixi Es Posible: Ensayos Desde un Presente en Crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (51). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a45598

Edição

Seção

Resenhas