Avaliação, Classificação e Decisões sobre Embriões In Vitro: As (Re)Apropriações das Normas pelos Embriologistas

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48671

Mots-clés:

Embrião humano in vitro, Normas padronizadas, sistemas de avaliação e classificação embrionária, Áreas de jurisdição e pericialidade, Controvérsias sociotécnicas

Résumé

Este artigo descreve, analisa e discute as formas de relação dos embriologistas com as normas padronizadas que orientam a sua prática profissional no âmbito das técnicas de Procriação Medicamente Assistida em termos de avaliação, classificação e tomada de decisão sobre o embrião humano criado in vitro. Com base em entrevistas realizadas com embriologistas de centros públicos e privados de Procriação Medicamente Assistida, problematizamos as formas de adesão e conformação à governança pela norma, ou, como contraposto, às modalidades de composição, adaptação, negociação, ressignificação e crítica das normatividades estandardizadas por parte desses profissionais de saúde de acordo com os seus próprios esquemas cognitivos, saberes experienciais e padrões normativos. Sistematizamos os critérios usados na decisão sobre os embriões a transferir, congelar ou descartar e propomos uma gramática de lógicas em termos de atitudes  e posicionamentos, mais ou menos rígidos, dos embriologistas diante dos standards e guidelines de avaliação e da classificação dos embriões.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Catarina Delaunay, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa

Investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de
Lisboa. Formação Acadêmica. Doutora em Sociologia, especialidade de Sociologia da Cultura,
na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Luís Gouveia, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Universidade Nova de Lisboa

Investigador integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

Publiée

2021-08-04

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático