Cavalos que trabalham: disputas entre carroceiros e ativistas da libertação animal
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a50501Mots-clés:
Antropologia do Estado, Relações humano-animal, Carroceiros e animais de tração, Libertação animal.Résumé
O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados da pesquisa acerca do conflito e o desdobramento de controvérsias em torno da tração animal em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Partindo do modo de vida que entrelaça humanos e equinos nas cidades, foco minha atenção na ação judicial, nas mudanças na legislação e nas implicações da atuação do Poder Executivo municipal nas últimas duas décadas, derivadas de ações do ativismo pela libertação animal. Apresento as transformações ocorridas entre 2014 e 2018, com base nos trabalhos de campo que realizei nesse período, incluindo o período de um ano vivendo junto a uma comunidade de carroceiros e cavalos, acompanhando suas diferentes jornadas de trabalho. Na sequência, como assessor da organização de carroceiros, tornei-me propriamente um mediador entre os demais atores envolvidos nessa rede. Através deste relato etnográfico construído a partir dos anos de observação participante e levantamento de documentação, procuro demonstrar que os termos postos no debate público são ao menos insuficientes para compreendermos os diferentes sentidos que incidem sobre a relação de trabalho entre carroceiros e cavalos nas cidades.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2022 Ricardo Alexandre Pereira de Oliveira
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.