Narrativas em disputa sobre a loucura: da (re)produção discursiva sobre a periculosidade aos agenciamentos das internas em manicômios judiciários no Pará e no Distrito Federal
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a52782Mots-clés:
Medida de segurança, Manicômios judiciários, Crime, Loucura, Periculosidade.Résumé
A partir de uma abordagem comparativa, este estudo investigou a realidade das mulheres submetidas a uma medida de segurança no Pará e no Distrito Federal. Para tanto, foi realizada uma etnografia de e em documentos concernentes aos processos de (re)produção discursiva que conduziram às concepções estigmatizadas sobre a relação entre as mulheres e a loucura. Os documentos acessados foram os processos judiciais, laudos psiquiátricos e relatórios psicossociais que retratam as internações e os agenciamentos dessas mulheres no Hospital Geral Penitenciário do Pará e na Ala de Tratamento Psiquiátrico do Distrito Federal. Atentou-se, sobretudo, para a problematização das narrativas sobre a periculosidade atribuída a elas, bem como para as disputas entre os poderes-saberes jurídico e psiquiátrico na gestão dos corpos femininos tidos como desviantes.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2023 Beatriz Figueiredo Levy, Erica Quinaglia Silva, Wesley Braga da Rocha
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.