Apresentação: Múltiplos olhares sobre o papel atual das religiões no campo político global

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a58795

Mots-clés:

Religião, Religiosidades, Espaço público, Política.

Résumé

O mundo atual tornou-se um campo muito fértil para o estudo do papel da religião no espaço público e do impacto de suas transformações nas sociedades e culturas, mostrando urgência para as análises atualizadas, especialmente da relação dialética entre a religião e o mundo político. Atualmente observamos cada vez mais o rápido aumento do poder da religião: as igrejas e os novos movimentos religiosos tornam-se engajados politicamente e começam a exercer uma influência sem precedentes nas políticas internas e externas dos Estados onde atuam, frequentemente estabelecendo conexões com movimentos conservadores. Várias religiões e igrejas, justificadas pela valorização de um projeto missionário global, se expandem globalmente, tornando-se transnacionais. Com esses deslocamentos transportam-se novas ideias políticas, que marcam ainda mais a importância da relação entre religião, política e direitos humanos. O dossiê busca examinar as tensões, os discursos empregados, as alianças estabelecidas e as razões, ações e estratégias empreendidas para a promoção ou consolidação de posições do religioso e do político no espaço público dos estados nacionais em diferentes partes do mundo. Nesses lugares, a importância da religião na vida política e social é indubitável, independentemente da tradição religiosa; a presença e as influências políticas dos líderes religiosos são bem conhecidas e cada vez mais visíveis, assim como a proximidade ou o distanciamento crítico que mantêm com as elites do poder, às vezes apoiando-as ou desafiando-as abertamente.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Renata Siuda-Ambroziak, Uniwersytet Warszawski

Professora associada do Ośrodek Studiów Amerykańskich da Uniwersytet Warszawski. Professora colaboradora no Laboratório Identidades, Representações e Migrações da Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Joana Bahia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora titular da Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em antropologia social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo Ayres Camurça, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor titular aposentado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor visitante no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publiée

2023-08-02

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático