Juventudes e documentário em Visionários da Quebrada: cidade, espaço-tempo, fronteiras

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https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a60069

Mots-clés:

Juventudes, Documentário, Cidades, Estudos Culturais e Pós-Coloniais.

Résumé

Este artigo examina em que medida o documentário Visionários da Quebrada (2018, 90’, dir. Ana Carolina Martins), com suas formas específicas de produção e circulação, constrói discursos contra-hegemônicos em relação à invisibilização, estigmas e estereótipos que recaem sobre territórios periféricos de São Paulo e seus habitantes. O filme é realizado por um coletivo de jovens que fomenta o pensamento crítico sobre a constituição da cidade, cuja relação espaço-temporal é, desde o período colonial, marcada pela segregação e pelo racismo. O estudo de caso, de base qualitativa e interdisciplinar, analisa como Visionários da Quebrada — tanto pela narrativa fílmica quanto por sua estratégia de distribuição — convoca o público a se afetar pela cidade, conhecê-la criticamente e questionar divisões, segregações e processos de invisibilização construídos historicamente pela branquitude e suas expressões na organização do território. Fundamentado nos Estudos Culturais e Pós-Coloniais (assim como em suas reverberações latino-americanas), além de outras referências dos campos da História, da Comunicação e da Antropologia, o artigo se aproxima de uma perspectiva de antropologia visual que aborda o audiovisual, em particular o cinema, como ferramenta de grande importância na construção de identidades e cidadanias.

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Bibliographies de l'auteur

Livia Chede Almendary, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Doutoranda em Pós-colonialismos e Cidadania Global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em cotutela com o Núcleo Diversitas da Universidade de São Paulo.

Silvia Helena Simões Borelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Livre Docente na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publiée

2024-08-01

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático