Reconfigurando a noção de tradição na Europa: uma introdução ao tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a61948

Palavras-chave:

Tradição, Etnologia, Ritual, Patrimônio, Mudança cultural.

Resumo

“Tradição” tem sido um conceito chave e objeto da etnologia europeia desde a fundação da disciplina até as políticas de patrimônio cultural imaterial hoje em dia. O foco tem recaído sobre as circulações culturais e sociais e as permutações que afetam os fatos tradicionais, mostrando a plasticidade das “tradições” diante das condições sociais em constante mudança. Entendidas como “usos do passado”, essas compreensões principalmente políticas e sociológicas da “tradição” precisam ser complementadas por uma visão sobre os aspectos emocionais dessa maneira peculiarmente humana de imaginar e experimentar o mundo. Este texto introduz três noções que destacam a dimensão experiencial da tradição: reencantamento, ritualização e criação de patrimônio. Espera-se que novos caminhos se abram para a exploração de todas as dimensões “tradicionais” e suas dinâmicas culturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cyril Isnart, Instituto Universitário de Lisboa

    Pesquisador no Centre National de la Recherche Scientifique da Aix Marseille Université. Doutor em Antropologia pela Université de Provenc.

  • Alessando Testa, Charles University

    Professor associado da Faculty of Social Sciences. Doutor em Antropologia pela University of Florence.

  • Bruno Ferraz Bartel, Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal do Piauí

    Professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Reconfigurando a noção de tradição na Europa: uma introdução ao tema. (2024). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 56(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a61948