Apresentação: Dinâmicas, fluxos e representações do crime e da justiça penal: uma agenda de pesquisa

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a62161

Mots-clés:

Abordagem policial, Alternativas penais, Encarceramento, Fluxos da justiça, Investigação criminal, Representações sociais da punição.

Résumé

Este dossiê é resultado de anos de trabalho coletivo, apresentado em fóruns de debate sobre o tema, tais como a Reunião Brasileira de Antropologia, a Reunião de Antropologia do Mercosul, os Congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia e os Seminários do Instituto Nacional de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-IEEAC/UFF). Nesses fóruns, reunimos pesquisas empíricas nacionais e internacionais, fruto de produções acadêmicas que abordam institucionalidades, práticas, atores sociais e dimensões do controle do crime, da Justiça Penal e da seletividade penal. Os trabalhos abordam as instituições e os atores da Justiça Penal a partir da interpretação de práticas e concepções gerencialistas/punitivistas/garantistas, nas diferentes etapas do controle do crime, incluindo o uso, a legitimação e o controle de práticas de violência institucional. Além disso, os trabalhos tratam das narrativas morais a respeito dos infratores, do perfil sociodemográfico dos sujeitos encarcerados e de marcadores sociais de gênero, raça e classe social na seletividade penal. As formas de gestão dos policiamentos e da prisão são aspectos que revelam tipos de controle social e lógicas de administração de conflitos que permitem uma análise compreensiva da natureza dos modelos de controle social nas sociedades estudadas. Neste dossiê estão publicados alguns dos trabalhos apresentados e debatidos nesses espaços de debate, o que imaginamos ser uma contribuição para a sua divulgação e a consolidação do campo de estudos no qual estão inseridos.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Jacqueline Sinhoretto, Universidade Federal de São Carlos

Professora associada da Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Kátia Sento Sé Mello, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor titular da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publiée

2024-04-01

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático