Apresentação: In media res: pensando com as atmosferas

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https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a63407

Mots-clés:

Atmosferas, Stimmung, Mercado, Mídia, Política.

Résumé

Nesta introdução ao dossiê “Atmosferas e Antropologia”, revisamos alguns temas centrais ao debate contemporâneo sobre atmosferas na teoria social e apresentamos os artigos que compõem o volume. Nos guiamos por algumas questões basilares. O que são as atmosferas? Apresentamos a fenomenologia das atmosferas de Hermann Schmitz e suas repercussões contemporâneas, destacando como ela fornece novas soluções para os problemas da materialidade, mediação e sentidos. Como as atmosferas são produzidas? Propomos uma tipologia de atmosferas e dialogamos com os conceitos de Stimmung e geradores para analisarmos a sua relação com as técnicas, o habitus e a performance. Como a ubiquidade, visceralidade e indeterminação que caracterizam as atmosferas são incorporadas na modernidade pelo capitalismo e pelas mídias de massa? Por fim, como as atmosferas exercem seu poder? Destacamos como este conceito permite uma redescrição de componentes essenciais da política, como a soberania, a estética e a temporalidade.

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Bibliographies de l'auteur

Bruno Reinhardt, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Antropologia pela University of California.

Diogo Silva Corrêa, Universidade de Vila Velha

Professor titular na Universidade de Vila Velha. Doutor em Sociologia pela École des hautes études en sciences sociales e pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publiée

2024-08-01

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático