Pensar a escola com Kant de Lima: administração de conflitos, disciplina e responsabilização em instituições escolares
DOI :
https://doi.org/10.22409/antropolitica2026.v1.i1.a71826Mots-clés :
Escola pública, Conflitos escolares, Administração de conflitos, Disciplina escolar, Antropologia da educação.Résumé
Este artigo discute as contribuições da obra de Roberto Kant de Lima para pensar a escola pública brasileira e os processos de administração de conflitos no espaço escolar. O objetivo do trabalho é analisar de que modo conceitos como sentidos de justiça, culpabilização, responsabilização, disciplina e repressão podem contribuir para interpretar conflitos escolares e formas de regulação da vida institucional, explorando potencialidades ainda pouco desenvolvidas da produção intelectual do referido autor para compreender a escola. Metodologicamente, o artigo articula a análise bibliográfica da obra de Roberto Kant de Lima com um episódio etnográfico ocorrido em uma escola pública fluminense e com experiências de pesquisa e formação desenvolvidas no Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica e na Feira de Ciências Simoni Lahud Guedes. O estudo mostra ainda que experiências de pesquisa escolar e socialização acadêmica podem favorecer formas mais reflexivas de lidar com desacordos cotidianos, deslocando práticas centradas na culpabilização para formas de responsabilização e ampliando possibilidades pedagógicas de tratamento dos conflitos. Defende-se que a obra de Roberto Kant de Lima oferece contribuições relevantes para pensar a escola brasileira como espaço de administração de conflitos, produção de formas de autoridade e construção de práticas pedagógicas voltadas à explicitação das regras, das expectativas e das relações que estruturam a vida escolar.
Téléchargements
Références
GEERTZ, Clifford. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa. In: GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 249-356.
KANT DE LIMA, Roberto. A polícia da cidade do Rio de Janeiro: seus dilemas e paradoxos. 1. ed. Rio de Janeiro: PMERJ, 1994.
KANT DE LIMA, Roberto. A antropologia da academia: quando os índios somos nós. 2. ed. rev. amp. Niterói: EdUFF, 1997.
KANT DE LIMA, Roberto. Ensaios de antropologia e de direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
KANT DE LIMA, Roberto. Sensibilidades jurídicas, saber e poder: bases culturais de alguns aspectos do direito brasileiro em uma perspectiva comparada. Anuário Antropológico, Brasília, v. 35, n. 2, p. 25-51, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.4000/aa.885. Acesso em: 16 jul. 2026.
KANT DE LIMA, Roberto. Entre as leis e as normas: éticas corporativas e práticas profissionais na segurança pública e na Justiça Criminal. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 549-580, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/dilemas/article/view/7436. Acesso em: 16 jul. 2026.
KANT DE LIMA, Roberto; GUEDES, Simoni Lahud. A educação como exclusão: direitos de cidadania e privilégios educacionais e jurídicos no Brasil. In: MAIA, Boris; FILPO, Klever; VERÍSSIMO, Marcos (org.). Administração de conflitos no espaço escolar. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. p. 35-53.
LOBÃO, Ronaldo. Cosmologias políticas do neocolonialismo: como uma política pública pode se transformar em uma política do ressentimento. Niterói: EdUFF, 2010.
MALINOWSKI, Bronislaw. Crime e costume na sociedade selvagem. 2. ed. Brasília: Editora UnB, 2008.
MIRANDA, Ana Paula Mendes de; MAIA, Boris. Olhares, xingamentos e agressões físicas: a presença e a (in)visibilidade de conflitos referentes às relações de gênero em escolas públicas do Rio de Janeiro. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 23, n. 47, p. 177-202, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-71832017000300007. Acesso em: 16 jul. 2026.
OLIVEIRA, Thaiane Moreira de; CASTRO, Gisele; RICAURTE, Paola Ricaurte. Transformações sociotécnicas na comunicação e educação: do analógico ao digital. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 9-24, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v29i1p9-24. Acesso em: 16 jul. 2026.
VERÍSSIMO, Marcos. Batendo de frente na escola: uma abordagem antropológica sobre conflitos na escola pública fluminense. Perspectiva, Florianópolis, v. 37, n. 1, p. 230-250, jan./abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e51693. Acesso em: 16 jul. 2026.
VERÍSSIMO, Marcos; MOTTA, Yuri; RIBEIRO, Alice Magalhães. Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica: uma reflexão sobre o aprendizado das práticas antropológicas no ensino médio. In: ALENCAR, Breno; TARGINO, Gekbete; ARAÚJO, Marcelo (org.). Antropologia na educação básica. v. 2. Belém: Editora IFPA, 2024. p. 221-241.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Bóris Maia, Talitha Mirian do Amaral Rocha, Marcos Verissimo 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.