Utopias Estilhaçadas: Aventuras Imperiais, Revoluções e a Crise do Estado-Nação no Oriente Médio do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53890

Palavras-chave:

Oriente Médio, Ciclo geopolítico, Projetos Políticos

Resumo

O presente texto configura uma transcrição revisada da palestra intitulada “Utopias Estilhaçadas: Aventuras Imperiais, Revoluções e a Crise do Estado-Nação no Oriente Médio do século XXI” proferida pelo Professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA/UFF), com introdução do Professor Roberto Kant de Lima (PPGA/UFF) e mediação do Dr. Hector Luiz Martins Figueira (PPGA/UVA). A palestra surge a partir da questão da retirada das tropas americanas do Afeganistão, impulsionando o debate sobre o longo ciclo geopolítico que inicia com o fim da Guerra Fria e continua até a atualidade. Combinando as visões antropológica e histórica, a presente transcrição aborda temáticas como o papel do Oriente Médio, sua relação com os Estados Unidos, e sua relação com três utopias identificadas pelo autor, a saber: utopia imperial, utopia democrática e utopia jihadista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto, Universidade Federal Fluminense

Professor associado do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio. Doutor em Antropologia pela Boston University.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Pinto, P. G. H. da R. (2022). Utopias Estilhaçadas: Aventuras Imperiais, Revoluções e a Crise do Estado-Nação no Oriente Médio do século XXI. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53890

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas