Utopias Estilhaçadas: Aventuras Imperiais, Revoluções e a Crise do Estado-Nação no Oriente Médio do século XXI
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53890Palavras-chave:
Oriente Médio, Ciclo geopolítico, Projetos PolíticosResumo
O presente texto configura uma transcrição revisada da palestra intitulada “Utopias Estilhaçadas: Aventuras Imperiais, Revoluções e a Crise do Estado-Nação no Oriente Médio do século XXI” proferida pelo Professor Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA/UFF), com introdução do Professor Roberto Kant de Lima (PPGA/UFF) e mediação do Dr. Hector Luiz Martins Figueira (PPGA/UVA). A palestra surge a partir da questão da retirada das tropas americanas do Afeganistão, impulsionando o debate sobre o longo ciclo geopolítico que inicia com o fim da Guerra Fria e continua até a atualidade. Combinando as visões antropológica e histórica, a presente transcrição aborda temáticas como o papel do Oriente Médio, sua relação com os Estados Unidos, e sua relação com três utopias identificadas pelo autor, a saber: utopia imperial, utopia democrática e utopia jihadista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.