MARCHETTI, Dominique. Quand la santé devient médiatique: les logiques de production de l’information dans la presse. Grenoble: PUG, 2010.
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i34.a41526Resumo
Em continuidade a uma longa investigação sobre as lógicas subjacentes às transformações sofridas pelo campo jornalístico francês, que engloba, dentre outros trabalhos, uma tese de doutorado realizada no seio da École des Hautes Études en Sciences Sociales e concluída em 1997, o livro de Dominique Marchetti, Quand la santé devient médiatique, ora resenhado, apresenta um exame minucioso dos mecanismos internos e externos que operam nesse universo a partir da segunda metade do século XX, tendo por cenário privilegiado para observá-los a produção da informação de saúde e os processos pelos quais essa informação, antes relativamente especializada e confinada a círculos sociais e profissionais restritos (obedecendo majoritariamente às concepções dominantes no campo médico), transforma-se em uma informação omnibus, ou seja, voltada para o “grande público” e, portanto, submetida às dinâmicas de produção e às expectativas próprias a um campo jornalístico cada vez mais sujeito às pressões da política e do mercado.Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2020-12-10
Como Citar
Lima, J. G. do N. (2020). MARCHETTI, Dominique. Quand la santé devient médiatique: les logiques de production de l’information dans la presse. Grenoble: PUG, 2010. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (34). https://doi.org/10.22409/antropolitica2013.0i34.a41526
Edição
Secção
Resenhas
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 João Gilberto do Nascimento Lima
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.