Pertencimento étnico e compromissos morais: curdos em diáspora na Dinamarca e os direitos humanos no Curdistão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a41992

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Curdistão, Dinamarca, Diáspora.

Resumo

O conceito de alteridade significa a capacidade de se reconhecer no outro e de se colocar em seu lugar. A população curda em diáspora e a população curda no território curdo – por se considerarem mutuamente como pertencentes ao mesmo povo – mantêm fortes laços sociais, políticos e culturais entre si. Dentre as populações em diáspora ao redor do mundo é extremamente comum que grupos curdos se organizem, tanto como forma de criar laços de solidariedade em relação a questões políticas envolvendo o Curdistão quanto como forma de agir em prol dos curdos sofrendo no Curdistão. Este artigo busca analisar como tal movimento ocorreu com grupos na capital dinamarquesa durante a ofensiva do grupo terrorista Isis (Islamic State in Iraq and Syria) nas montanhas de Sinjar, no Curdistão iraquiano. A utilização do conceito de direitos humanos pelos grupos curdos em Copenhague faria parte de uma estratégia que mobilizaria atores políticos dinamarqueses em intervir em prol de uma minoria étnica e religiosa que estaria sofrendo uma tentativa de genocídio, ao mesmo tempo em que as disputas políticas da população curdo-dinamarquesa serviriam como pano de fundo. Logo, serão discutidas as formas pelas quais os direitos humanos e as moralidades advindas desse conceito são articuladas pelos indivíduos. Invocando a história curda – na qual, historicamente, os direitos humanos têm sido sistematicamente negados – e o papel histórico da Dinamarca como defensora dos mesmos direitos, tais atores buscam articular tanto o pertencimento étnico curdo como a identidade dinamarquesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Duarte Dias, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Antropologia pela UFF. Doutorando em Antropologia pela UFF.

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

Dias, T. D. (2020). Pertencimento étnico e compromissos morais: curdos em diáspora na Dinamarca e os direitos humanos no Curdistão. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (48). https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a41992

Edição

Seção

Artigos