Antropologia, Educação e Ética: desafios no e do campo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a42067

Palavras-chave:

Antropologia, Educação, Etnografia, Ética, Campo Científico

Resumo

A releitura de dois dossiês com a temática antropologia da/e educação busca demonstrar os caminhos trilhados por antropólogos e pesquisadores em educação quando adotam a etnografia no âmbito de suas pesquisas. Em tela, um campo científico em construção: a antropologia da/e educação. O texto expõe as alternativas presentes no fazer etnográfico de pesquisadores que atuam na relação entre esses dois campos científicos. Considera-se que as escolhas teóricas possibilitam uma diversidade de resultados porque são dependentes dos princípios e das ferramentas adotadas no fazer científico de cada campo. Quais são tais princípios e ferramentas? Quais suas possibilidades e quais seus limites?

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Biografia do Autor

  • Neusa Maria Mendes de Gusmão, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas

Como Citar

Antropologia, Educação e Ética: desafios no e do campo científico. (2020). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 50. https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.i50.a42067