Beyond Western Pop Lenses: O Circuito das Japonesidades e Coreanidades Pop e seus Eventos Culturais/Musicais em SP e RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a42088

Palavras-chave:

Cultura pop, Desocidentalização, Circuito, Etnografia, Eventos culturais/musicais

Resumo

Partindo de uma perspectiva desocidentalizante no que tange à investigação dos fluxos da cultura pop que se verificam no Brasil, o artigo discute o papel central dos eventos culturais/musicais relacionados ao pop “asiático” no estabelecimento de um circuito em torno das japonesidades e coreanidades pop nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Através de uma etnografia urbana realizada entre 2014 e 2017 nos locais onde se realizam as convenções e eventos de fãs, os shows e espetáculos “ao vivo” e as festas noturnas e matinês de música pop “oriental”, me interessava perceber o processo de recepção e consumo da experiência com a cultura pop japonesa e sulcoreana entre os seus realizadores e frequentadores. Os resultados obtidos na pesquisa de campo evidenciaram como as relações interculturais acontecem nos espaços urbanos e virtuais, entre os fluxos globais e locais, bem como as diferentes forças e atores que impulsionam e regem a difusão do fenômeno da Japão Mania e da Onda Coreana no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Krystal Urbano, Universidade Federal Fluminense

Doutora (2018) e Mestre (2013) em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Jornalista (2006) e Especialista (2018) em Epistemologias do Sul (CLACSO/Argentina). Coordenadora Adjunta do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (MidiÁsia).

Publicado

2021-04-19

Como Citar

Urbano, K. (2021). Beyond Western Pop Lenses: O Circuito das Japonesidades e Coreanidades Pop e seus Eventos Culturais/Musicais em SP e RJ. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (51). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i51.a42088

Edição

Secção

Artigos