Revitalização e Morte da Civilidade Urbana: Entre a Cidade que não se Garante e os Engajamentos que Favorece
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a47574Palavras-chave:
Governança por Objetivo, Cidade Garantida, Gramática Liberal dos Interesses Individuais, Problemas Públicos, Associativismo ComunitárioResumo
Este artigo analisa os dados coletados ao longo de sete anos de observação de inspiração etnográfica de práticas comunitárias de intervenção no espaço público do Centro da cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Remontando a história recente do bairro, observamos a emergência de novos parâmetros de normatização do lugar que incidem sobre as intervenções estatais e o engajamento comunitário em iniciativas de requalificação da região. Conferindo destaque para as controvérsias acerca da definição dos problemas públicos do bairro, buscamos compreender os limites para uma participação popular em um contexto político e econômico liberal, o acirramento das disputas internas entre os moradores ao longo do tempo, bem como a inefetividade de uma gestão do espaço voltada exclusivamente para o objetivo de efetivá-lo enquanto simulacro da história e cultura locais, em detrimento de um bairro vivido, onde coexistem uma pluralidade de ideais de bens comuns.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Manuela Vieira Blanc
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.