Contramodernidade Ultra e Conflito no Futebol Contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48701Palavras-chave:
Ultras, Torcedores, Futebol, PolíticaResumo
Hated and Proud é resultado da etnografia de Mark Dyal com grupos de torcedores Ultras da Roma, tradicional clube do futebol italiano. O trabalho apresenta detalhadamente os elementos da presença desta modalidade de torcer nos estádios daquele país, bem como outros aspectos de sua experiência em esferas mais cotidianas da vida. Além disso, destrincha conceitos e categorias próprias desses torcedores com o propósito de pensar os valores que conformam sua moralidade. No panorama teórico, o autor propõe uma abordagem da política nesses grupos para avaliar como se relacionam com torcedores rivais, com Estado e demais agentes do mundo do futebol, o que revela sua condição contra-Moderna. O livro, publicado em 2018, até o momento passou despercebido pelo público brasileiro, no entanto insere um quadro teórico capaz de renovar o interesse a respeito das torcidas organizadas de futebol no país e suas práticas do torcer.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Vinícius Teixeira Pinto
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.