Contramodernidade Ultra e Conflito no Futebol Contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48701

Palavras-chave:

Ultras, Torcedores, Futebol, Política

Resumo

Hated and Proud é resultado da etnografia de Mark Dyal com grupos de torcedores Ultras da Roma, tradicional clube do futebol italiano. O trabalho apresenta detalhadamente os elementos da presença desta modalidade de torcer nos estádios daquele país, bem como outros aspectos de sua experiência em esferas mais cotidianas da vida. Além disso, destrincha conceitos e categorias próprias desses torcedores com o propósito de pensar os valores que conformam sua moralidade. No panorama teórico, o autor propõe uma abordagem da política nesses grupos para avaliar como se relacionam com torcedores rivais, com Estado e demais agentes do mundo do futebol, o que revela sua condição contra-Moderna. O livro, publicado em 2018, até o momento passou despercebido pelo público brasileiro, no entanto insere um quadro teórico capaz de renovar o interesse a respeito das torcidas organizadas de futebol no país e suas práticas do torcer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Vinícius Teixeira Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Membro do Grupo de Antropologia da Economia e da Política.

Publicado

2021-08-04

Como Citar

Pinto, V. T. (2021). Contramodernidade Ultra e Conflito no Futebol Contemporâneo. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (52). https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a48701

Edição

Secção

Resenhas