Disputas territoriais e conflitos ambientais nas fronteiras do Ariramba
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a50303Palavras-chave:
Comunidades quilombolas, Disputas territoriais, Conflitos ambientais.Resumo
No complexo cenário fundiário brasileiro, a instituição de territórios quilombolas tem sido uma estratégia de ordenamento de áreas tradicionalmente ocupadas por comunidades descendentes de africanos que resistiram à escravidão. Seguindo a lógica instrumental e reguladora do Estado brasileiro, a criação desses territórios é pautada em procedimentos burocratizados, morosos e atravessados por inúmeros conflitos. Neste artigo, a análise da experiência da comunidade quilombola do Ariramba demonstra como características inerentes desses processos contribuem para o acirramento de disputas territoriais e o agravamento de conflitos ambientais com, pelo menos, três categorias de agentes externos: os “de fora”, os “invasores” e as “outras comunidades”.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Luciana Gonçalves de Carvalho, Valentina Calado Pompermaier
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.