Identidade Nacional, Patrimônio Cultural e Ensino Universitário: Um percurso pela formação em Folclore

Autores

  • Josefina Galuchi Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires https://orcid.org/0009-0002-8365-3252

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a59713

Palavras-chave:

Cultura, patrimônio, Folclore, Universidade de Buenos Aires, Antropologia.

Resumo

O livro Cultura e Patrimônio Nacional. Estudos de Folclore na Universidade de Buenos Aires, compilado pela Dra. Alicia Martín, aborda a trajetória do ensino do Folclore na Universidade de Buenos Aires. Organizado em seis capítulos, o livro analisa os diferentes momentos da criação do Bacharelado em Folclore, a sua incorporação em 1958 como especialização no Bacharelado em Ciências Antropológicas, a inclusão estudos de folcloristas italiano e o trabalho profissional dos primeiros estudiosos do folclore que geriram o patrimônio cultural. Apresenta uma obra inédita que aborda um problema ainda não analisado nos estudos da história do campo do folclore, da antropologia e do que se refere às políticas públicas patrimoniais. A partir de uma abordagem antropológica, que combina a análise de material de arquivos e entrevistas com ex-alunos e pesquisadores das instituições estatais analisadas, planos de estudo, programas de disciplinas e seminários, anotações, biografias, documentos históricos de diversas instituições, livros, revistas da época, etc., os diferentes autores refletem sobre o lugar da cultura, as políticas patrimoniais e a importância dos estudos de Folclore no âmbito universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Josefina Galuchi, Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires

Licenciada y Profesora de Enseñanza Media y Superior en Ciencias Antropológicas por la Universidad de Buenos Aires. Becaria doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas y Administración de Parques Nacionales, Sección Antropología Social del Instituto de Ciencias Antropológicas, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.

Referências

INFANTINO, Julieta; MOREL, Hernán. El surgimiento del Folklore Aplicado. Entre la disciplina académica, la profesionalización y la gestión pública. In: MARTÍN, Alicia (comp.). Cultura y patrimonio nacional. Los estudios de Folklore en la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires: Eudeba, 2020. p. 85-116.

MARTÍN, Alicia (comp.). Cultura y patrimonio nacional. Los estudios de Folklore en la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires: Eudeba, 2020.

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Galuchi, J. (2024). Identidade Nacional, Patrimônio Cultural e Ensino Universitário: Um percurso pela formação em Folclore. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 56(2). https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a59713

Edição

Secção

Resenhas