Identidade Nacional, Patrimônio Cultural e Ensino Universitário: Um percurso pela formação em Folclore
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2024.v56.i2.a59713Palavras-chave:
Cultura, patrimônio, Folclore, Universidade de Buenos Aires, Antropologia.Resumo
O livro Cultura e Patrimônio Nacional. Estudos de Folclore na Universidade de Buenos Aires, compilado pela Dra. Alicia Martín, aborda a trajetória do ensino do Folclore na Universidade de Buenos Aires. Organizado em seis capítulos, o livro analisa os diferentes momentos da criação do Bacharelado em Folclore, a sua incorporação em 1958 como especialização no Bacharelado em Ciências Antropológicas, a inclusão estudos de folcloristas italiano e o trabalho profissional dos primeiros estudiosos do folclore que geriram o patrimônio cultural. Apresenta uma obra inédita que aborda um problema ainda não analisado nos estudos da história do campo do folclore, da antropologia e do que se refere às políticas públicas patrimoniais. A partir de uma abordagem antropológica, que combina a análise de material de arquivos e entrevistas com ex-alunos e pesquisadores das instituições estatais analisadas, planos de estudo, programas de disciplinas e seminários, anotações, biografias, documentos históricos de diversas instituições, livros, revistas da época, etc., os diferentes autores refletem sobre o lugar da cultura, as políticas patrimoniais e a importância dos estudos de Folclore no âmbito universitário.
Downloads
Referências
INFANTINO, Julieta; MOREL, Hernán. El surgimiento del Folklore Aplicado. Entre la disciplina académica, la profesionalización y la gestión pública. In: MARTÍN, Alicia (comp.). Cultura y patrimonio nacional. Los estudios de Folklore en la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires: Eudeba, 2020. p. 85-116.
MARTÍN, Alicia (comp.). Cultura y patrimonio nacional. Los estudios de Folklore en la Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires: Eudeba, 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Josefina Galuchi
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.