Cartografías visuales de Said Dokins. El archivo y el artista en el ámbito de lo público
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.67310Palavras-chave:
caligrafia, espaço, intervenção, arquivoResumo
Este artigo analisa a prática do artista mexicano Said Dokins, que, por meio de sua obra, cartografa visualmente o espaço público através de seu estilo distinto de caligrafia, registrando e transformando os locais que intervém. A obra de Dokins é apresentada como um arquivo visual em constante construção, no qual suas intervenções atuam como documentos efêmeros do espaço público, gerando um diálogo entre a memória, o lugar e a comunidade. Da mesma forma, destaca-se a importância e o impacto da obra de Dokins, cujas intervenções alcançaram diversos espaços ao redor do mundo, incluindo contextos marcados por complexas questões políticas que afetam múltiplas camadas da sociedade.
Referências
All City Canvas (2019, 22 de agosto). Entrevista con Said Dokins [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=Zib0XmgzjJ0
Caldeira, T. P. R. (2000). City of walls: Crime, segregation, and citizenship in São Paulo. University of California Press.
Carrillo, A. (2019, 15 de enero). El caligrafiti rebelde de Said Dokins. Proceso. https://www.proceso.com.mx/opinion/2019/1/15/elcaligrafiti-rebelde-de-said-dokins-218602.html .
Deleuze, G., & Guattari, F. (2010). Mil mesetas: capitalismo y esquizofrenia (Vázquez Pérez José, Trans.; 9ª ed). Pre-Textos.
Dokins, S. (s. f.). Calligraphy murals, Milan – Public art. https://saidokins.com/es/artworks/calligraphy-murals-milan-publicart/?v=267d696eab9e .
Dokins, S., & Luna, L. (2018, 16 de enero). Said Dokins and Leonardo Luna collaborate with light calligraphy in the Netherlands. GraffitiStreet. https://www.graffitistreet.com/saiddokins-and-leonardo-lunas-collaborate-with-light-calligraphynetherlands-2018/
Foucault, M. (2002). La arqueología del saber (2ª ed.). Siglo XXI Editores.
Heidegger, M. (1977). Building dwelling thinking. In D. Krell (Ed.), Martin Heidegger: Basic writings (p. 332). Harper & Row.
Herrera, E. (2024, 3 de enero). Said Dokins, mexicano cuyas obras de arte urbano exhiben en Grand Palais Immersif, Francia. (n.d.). Crónica. https://www.cronica.com.mx/cultura/said-dokinsmexicano-cuyas-obras-arte-urbano-exhiben-grand-palaisimmersif-francia.html .
Huyssen, A. (2003). Present pasts: Urban palimpsests and the politics of memory. Stanford University Press.
Mbembe, A. (2003). Necropolitics. Public Culture, 15(1), 11–40. https://doi.org/10.1215/08992363-15-1-11 .
Museo Casa de Nicéphore Niépce. (s. f.). Histoire de la photographie. Recuperado de https://photo-museum.org/fr/histoire-photographie/
Said Dokins. (2022, 23 de septiembre). Large Scale Digital Art Screening at FIESP Building São Paulo. Artists: Said Dokins & Roberto Palma [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=3qpd-tdJVi4
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Minerva Anguiano González

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.