Fluxo Colonizador: a estética do poder hídrico e assemblage pós-cinética na bacia do Orinoco

Autores

  • Lisa Blackmore University of Essex, Reino Unido
  • Ana Carolina Tonetti Escola da Cidade, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.65130

Palavras-chave:

água, infraestrutura, arte

Resumo

Mesmo em meio ao crescente aumento da instabilidade climática, a fé em megaprojetos hidrelétricos continua em todo o mundo. Essa situação exige uma revisão das relações entre humanos e a natureza historicamente entrelaçados nessas infraestruturas. Este artigo explora a infraestrutura hidrelétrica como "veículos semióticos e estéticos concretos" (Larkin) dos discursos desenvolvimentistas e das estruturas materiais que enredam humanos e não humanos. Eu retraço essas relações por meio das concepções históricas e modernas do Rio Orinoco como uma fonte a ser colonizada. Analiso as valências estéticas e discursivas da infraestrutura hidrelétrica e das obras de arte em escala industrial construídas ali em meados do século XX, ligando-as às narrativas nacionais de industrialização. Ao considerar as interrupções recentes na produção hidrelétrica à luz do pensamento novo materialista, reformulo a hidreletricidade venezuelana como um assemblage moldado pelas façanhas humanas de engenharia e arte, e pela "matéria vibrante" (Bennett) dos actantes não-humanos.

Biografia do Autor

Lisa Blackmore, University of Essex, Reino Unido

Lisa Blackmore is a researcher, curator and educator, working with art and water cultures in Latin America. Since 2018, she has been directing entre—ríos, a platform whose collaborative methodologies (re)connect diverse communities to bodies of water through curatorial, editorial and pedagogical projects. She is a Visiting Scholar at the Department of Environmental Science, Policy, and Management at UC Berkeley and Senior Lecturer in Art History and Interdisciplinary Studies at the University of Essex, UK. In 2023, she was a British Academy Mid-Career Fellow for her project Imagining the Hydrocommons: Art, Water and Infrastructure in Latin America. Her recent publications include "Water" in Handbook to Latin American Environmental Aesthetics (2023) and the co-edited volume Hydrocommons Cultures: Art, Pedagogy and Care Practices in the Americas (2024).
(informações extraídas de https://arts.berkeley.edu/people/lisa-blackmore)

Ana Carolina Tonetti, Escola da Cidade, São Paulo, Brasil

Ana Carolina Tonetti é arquiteta e urbanista e atua na intersecção dos campos da arte, da arquitetura e do ensino. Mestre (2012) e doutora (2020) pela FAU-USP, na área de concentração Projeto, Espaço e Cultura é professora na Escola da Cidade, desde 2002, onde coordena o curso de Pós-Graduação lato-sensu Arquitetura, Educação e Sociedade.

Referências

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

BLACKMORE, L. .; TONETTI, A. C. . Fluxo Colonizador: a estética do poder hídrico e assemblage pós-cinética na bacia do Orinoco . arte :lugar :cidade, v. 1, n. 2, p. 101-127, 1 nov. 2024.