Tudo que é vivo incomoda:

arte e corpo político no espaço urbano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68569

Palavras-chave:

arte pública, corpo político, estética decolonial, memória e representatividade negra, espaço urbano

Resumo

A entrevista com o artista Sérgio Adriano H articula arte, corpo e espaço público em uma trajetória marcada pela urgência da representatividade negra e pela potência transformadora da arte. Com base em sua vivência em São Paulo e diversas outras cidades, ele compartilha processos criativos, estratégias de resistência e ações de acolhimento que tensionam a lógica excludente do circuito institucional. A conversa evidencia como sua prática artística recusa neutralidade e convoca o coletivo, operando entre o afeto e a crítica, o gesto e a cidade. Esta entrevista se insere no campo das artes públicas como documento sensível de uma poética engajada, em diálogo com a pedagogia, a memória e os afetos.

Biografia do Autor

  • Verônica D'Agostino Piqueira, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Brasil

    Verônica D'Agostino Piqueira é doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC/Mackenzie), onde concluiu o mestrado. Historiadora (PUC-SP). Pesquisa o cinema de Tod Browning, sua recepção e ecos no audiovisual contemporâneo. Atua na Educação Básica em São Paulo, com práticas de leitura de imagens para fomentar reflexão histórica.

  • Douglas Domingues, Centro Universitário Senac, Brasil

    Douglas Domingues é mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduado (especialização) em Cinema, vídeo e fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi e graduado em Desenho industrial - Programação visual na Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Carla Santana Soares Bulcão, Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Brasil

    Carla Santana Soares Bulcão é doutoranda com bolsa mérito em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC/Mackenzie), onde também concluiu o mestrado com bolsa CAPES. É pós-graduada em Animais e Sociedade (Universidade de Lisboa) e em História da Arte: Teoria e Crítica (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), além de bacharel em Pintura (EBA/UFRJ).

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Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Tudo que é vivo incomoda:: arte e corpo político no espaço urbano. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 306–327, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68569. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/68569. Acesso em: 6 dez. 2025.