O que pode estar por trás dos valores e significados atribuídos ao TDAH em um contexto educacional neoliberal
Keywords:
TDAH, Educação Neoliberal, Políticas de cognição, AtençãoAbstract
In this article, ADHD appears as a suspicion or diagnosis to justify the school failure of students who do not follow the rhythms and focuses of attention placed by the school in a neoliberal context. The objective, therefore, is to reflect on questions that can provide answers to the reasons why the contemporary school insists on a reductionist conception of cognition as a representation of the world, treating it as a mere ability to solve problems, from the forms from the disciplining of bodies that emerge in modernity and are perpetuated to the present day to researchers who think of inventive policies of cognition and ecologies of attention as an opening for an education that opposes productivism and a hasty temporality in tune with the demands of the capital that they end up stigmatizing bodies whose attentional rhythms are opposed to this logic.
Downloads
References
ANDRADE, Luana da Silva et al. Ritalina uma droga que ameaça a inteligência. Revista de Medicina e Saúde de Brasília, Brasília, v. 7, n° 1, p. 99-112, 2018. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rmsbr/article/view/8810. Acesso em: 06 jun. 2021.
AUGÉ, Marc. Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
BENJAMIN, Walter. O Narrador - considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: A obra de arte em tempo de reprodutibilidade técnica. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 165-197.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte em tempo de reprodutibilidade técnica. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CALIMAN, Luciana Vieira. Os valores da atenção e a atenção como valor. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v.8, n. 3, 2008. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v8n3/artigos/html/v8n3a06.html. Acesso em: 06 jun. 2021.
CARNEIRO, Altair de Souza. Deleuze & Guattari: uma ética dos devires. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Toledo, 2013. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/2046. Acesso em: 06 jun. 2021.
CASSIANO, Patrícia Machado Domingues. Recognição e Criatividade, como cognição inventiva, nos processos de interação em uma sala de aula no Ensino Fundamental. 2010. 233 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-31102011-095833/en.php. Acesso em: 06 jun. 2021.
CITTON, Yves. Da economia à ecologia da atenção. Ayvu, Revista de Psicologia, v. 05, n. 01, p.13-41, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ayvu/article/view/27498/15999. Acesso em: 06 jun. 2021.
FERREIRA JUNIOR, Amarilio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cadernos Cedes, [S.L.], v. 28, n° 76, p. 333-355, dez. 2008.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do sujeito. 3° edição. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In M. B. Motta (Org.), Ditos e escritos: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão (1975). Petrópolis, Vozes, 1987.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber (1976). Rio de Janeiro: Graal, 2012.
FREITAS, Cláudia Rodrigues de. Corpos que não param: criança, "TDAH" e escola. 2011. 195f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Educação, Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/32310/000785436.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 06 jun. 2021.
KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 16, n. 3, p. 7-16, dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822004000300002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 ago. 2021.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. 1997. 286 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
KASTRUP, V. Simpósio 3 — Estratégias de resistência e criação. Competência ética e estratégias de resistência. In GUARESCHI, N., org. Estratégias de invenção do presente: a psicologia social no contemporâneo [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: http://books.scielo.org/id/hwhw6/pdf/guareschi-9788599662908-10.pdf.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 17-27, jun.2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722001000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 06 jun. 2021.
KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia; PASSOS, Eduardo. Políticas da Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2015.
KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1, 28 nov. 2012.
KASTRUP, Virgínia. Cegueira e Invenção: cognição, arte, pesquisa e acessibilidade. Curitiba: Editora Crv, 2018. 246 p.
KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia e Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n° 1, p. 15-22, abr. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010271822007000100003&lng=en&nrm=iso>. acesso em: 04 jan. 2021.
LANDSKRON, Lílian Marx Flor; SPERB, Tania Mara. Narrativas de professoras sobre o TDAH: um estudo de caso coletivo. Psicologia Escolar e Educacional, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 153-167, jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/Q9xTPFgD3WgMH6w7yS8HRcb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 06 jun. 2021.
LINARES, Alexandre; BEZERRA, José Eudes Baima. Obscurantismo conta liberdade de ensinar. In: CÁSSIO, Fernando et al (org.). Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 11-219.
PORTOCARRERO, Vera. Instituição Escolar e Normalização em Foucault e Canguilhem. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 29, n° 1, p. 169-185, 2004.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25424/14750. Acesso em: 06 ago. 2021
SANTOS, Daniella Fernanda Moreira; TULESKI, Silvana Calvo. Medicalização no sistema de progressão continuada: inclusão ou omissão? Fractal: Revista de Psicologia, Paraná, v. 32, n° 2, p. 154-161, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/fractal/a/PQnL5Yvs6Wk4cSBYSfZtYwb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 06 jun. 2021.
TOMAIM, Cássio dos Santos. Cinema e Walter Benjamin: para uma vivência da descontinuidade. Revista Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 9, n° 16, p. 101-122, 2004. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/145. Acesso em: 10 ago. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ayvu: Revista de Psicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.