O que pode estar por trás dos valores e significados atribuídos ao TDAH em um contexto educacional neoliberal

Autores/as

Palabras clave:

TDAH, Educação Neoliberal, Políticas de cognição, Atenção

Resumen

Neste artigo o TDAH aparece como suspeita ou diagnóstico para justificar o fracasso escolar de alunos que não acompanham os ritmos e os focos de atenção colocados pela escola em um contexto neoliberal. O objetivo, portanto, constitui-se em refletir sobre questões que podem trazer respostas para os motivos pelos quais a escola contemporânea insiste numa concepção reducionista da cognição como representação de mundo, tratando-a como mera capacidade de solução de problemas, a partir das formas de disciplinarização dos corpos que surgem na modernidade e se perpetuam até os dias atuais até pesquisadores que pensam em políticas inventivas de cognição e ecologias da atenção como abertura para uma educação que se contrapõe ao produtivismo e a uma temporalidade apressada afinada com as demandas do capital que acabam por estigmatizar corpos cujos ritmos atencionais se contrapõem a essa lógica.

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Biografía del autor/a

Marina Muniz de Lourenço, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense sob orientação da professora doutora Dagmar de Mello e Silva. Atua como professora de Apoio Educacional Especializado na Rede Municipal de Educação de Niterói desde o ano de 2019, no setor de Educação Especial e Inclusiva.

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2002), Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Professora Associada da Universidade Federal Fluminense e Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação - Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn).

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Publicado

2023-12-22

Número

Sección

Artigos