Trauma e impunidade em K.: Relato de uma busca
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.55208Resumo
Atualmente encontramos diversos romances que abordam a ditadura militar na literatura, com toda a complexidade que a temática pode trazer para a contemporaneidade. Este artigo tem por objetivo analisar a obra de Bernardo Kucinski, K.: Relato de uma busca, tentando compreender de que forma o autor, conferindo formato testemunhal, escancara um dos feitos mais premeditado das máquinas opressoras ditatoriais - a vida transformada em medo e incertezas. Este trabalho salienta que, ao unir o factual e o ficcional, o autor revela as articulações do sistema repressor, dentre as mais ardilosas destaca-se o negacionismo contra os familiares das vítimas da ditadura militar, a fim de confundir e tirar-lhes o crédito social, o que desencadeia a alienação da sociedade contemporânea.
Palavras-chave: Ditadura militar. Literatura de testemunho. Negacionismo. Sistema articulado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.