Sobre a Revista

A revista Cadernos de Letras da UFF aceita artigos inéditos que contribuam para o debate nas áreas de Letras e Linguística. Além de artigos e resenhas de obras relevantes para a área, aceitam-se traduções de ensaios de reconhecida importância. Trabalhos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo deverá ser obrigatoriamente em português.

Notícias

Número 66 - Literatura e Necropolítica - Publicação em agosto/2023

2021-09-20

Como literatura e necropolítica se aproximam? De que maneira a literatura problematiza a necropolítica e suas tecnologias? O presente número procura congregar ensaios e artigos que investiguem processos autorais nos quais se desenvolva ou a representação ou o testemunho das práticas necropolíticas, a saber, a ampliação da precariedade e da vulnerabilidade, a exploração da violência sobre os corpos (e subjetividades) dissidentes, os silenciamentos, os memoricídios, o estímulo às lógicas das distopias e outras estratégias das formas contemporâneas de guerra. Com efeito, também nos interessa receber textos acadêmicos capazes de pensar (crítica e teoricamente) quando e como, no literário, comparecem modos de enfrentar as políticas da morte por meio de contragolpes, insurgências, coletivos, revoltas, sonhos, erotismos, heterotopias.

Organização: Profa. Ana Rita Santiago (UNEB/ UFRB) e Profa. Tatiana Pequeno (UFF)

Submissão: agosto/22 - dezembro/22

Publicação: agosto/23

Saiba mais sobre Número 66 - Literatura e Necropolítica - Publicação em agosto/2023

Edição Atual

v. 32 n. 62 (2021): Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos
					Visualizar v. 32 n. 62 (2021): Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos

A partir de uma perspectiva multi e transdisciplinar, o número 62 do Caderno de Letras tem por objetivo articular as reflexões produzidas no campo dos estudos da linguagem que se pautam nos direitos linguísticos e contribuem para o combate à desigualdade social na atualidade, considerando os estreitos laços entre linguagem, política e sociedade. Nortearemos essa edição nas propostas de análise teórica e crítica, bem como nos estudos aplicados que abordam questões relacionadas às línguas em diferentes situações sociopolíticas e históricas: estratégias de padronização; políticas de letramento intercultural e de espaços para as diversas línguas, políticas linguísti cas para a internacionalização acadêmica e os desafios da sociedade do conhecimento.

Publicado: 2021-07-30

Edição completa

Apresentação

Tradução

Ver Todas as Edições