Sobre a Revista

A revista Cadernos de Letras da UFF aceita artigos inéditos que contribuam para o debate nas áreas de Letras e Linguística. Além de artigos e resenhas de obras relevantes para a área, aceitam-se traduções de ensaios de reconhecida importância. Trabalhos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo deverá ser obrigatoriamente em português.
ISSN: 2447-4207

Notícias

Número 67 - Mulheres que traduzem clássicos

2022-10-24

A partir da experiência do ato tradutório, o número 67 dos Cadernos de Letras da UFF convida pesquisadoras dos Estudos Clássicos – Filosofia, História/Arqueologia, Literatura – à submissão de artigos que discutam os embates e caminhos da tradução de textos em grego e latim. Pretende-se dar visibilidade a debates acerca da formação de tradutoras de textos da Antiguidade na universidade, por meio de práticas docentes que estimulem o exercício da tradução. Também serão bem-vindos artigos que abordem a viabilização de projetos tradutórios, a saber, múltiplos meios de financiamento, desafios de inserção no mercado editorial brasileiro, bem como textos que problematizem os percursos capazes de espelhar a identidade intelectual dessas mulheres. Este número faz eco ao evento “Mulheres que traduzem clássicos”, realizado em outubro de 2022 na UFF

Organização: Alice Bitencourt Haddad (UFF), Maria Fernanda Gárbero (UFRRJ) e Renata Cazarini de Freitas (UFF

Submissão: dezembro/2022 – agosto/2023

Publicação: dezembro/2023

 

Saiba mais sobre Número 67 - Mulheres que traduzem clássicos

Edição Atual

v. 33 n. 64 (2022): Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces
					Visualizar v. 33 n. 64 (2022): Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces

O número 64 da Revista Cadernos de Letras tem o objetivo de reunir trabalhos que enfoquem o estudo do significado em nível sentencial. Convidamos a comunidade acadêmica à submissão de artigos que enfoquem a análise semântica das línguas naturais nas mais diversas abordagens teóricas. São bem-vindos também relatos de aplicações das pesquisas em variadas aplicações, tais como ensino de língua portuguesa, ensino de línguas estrangeiras e divulgação científica. Incentivamos ainda a submissão de trabalhos que discutam a questão do significado sentencial na interface sintaxe-semântica e semântica-pragmática.

Organizadoras: Luciana Sanchez Mendes (UFF) e Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ)

Publicado: 2022-08-09

Edição completa

Ver Todas as Edições