Sobre a Revista

A revista Cadernos de Letras da UFF (ISSN 2447-4207) aceita artigos inéditos que contribuam para o debate nas áreas de Letras e Linguística. Além de artigos e resenhas de obras relevantes para a área, aceitam-se traduções de ensaios de reconhecida importância. Trabalhos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo deverá ser obrigatoriamente em português.
E-mail: cadernosdeletras.egl@id.uff.br

Notícias

Chamada de artigos

2025-01-09

Ciência aberta e novas tecnologias de linguagem: tradução, legendagem e arquivos digitais

Open science and new language technologies: translation, subtitles and digital archives

v. 36 n. 70 - jun. 2025

Organizadores:
Bethania Mariani (UFF)
Gian Luigi de Rosa (Università degli Studi Roma Tre)
Rívia Fonseca (UFRRJ)

 

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Edição Atual

v. 35 n. 69 (2024): Multiletramentos, novos gêneros, linguagens digitais, Inteligência Artificial: enfrentamentos teóricos e práticos
					Visualizar v. 35 n. 69 (2024): Multiletramentos, novos gêneros, linguagens digitais, Inteligência Artificial: enfrentamentos teóricos e práticos

O conceito de letramento ganha corpo, no Brasil, a partir dos anos de 1980, alertando para a necessidade de ampliação das noções de leitura e da escrita até então concebidas como “mera aquisição da ‘tecnologia’ do ler e do escrever” (Soares, 2009, p. 18). Com isso, educadores e pesquisadores passam a se ocupar das múltiplas práticas socias e semióticas em que são inseridos os sujeitos leitores. As tecnologias digitais, com seus suportes e modos de circulação de textos e imagens, exigem uma ampliação do conceito que passa a abarcar, por meio dos multiletramentos, práticas de leitura que recorrem cada vez mais a veículos digitais e cruzamentos entre linguagens. O dossiê parte dessa ampliação e acolhe contribuições, ancoradas em diferentes teorias do texto e do discurso que se proponham a oferecer discussão teórica e proposições práticas sobre multiletramentos, gêneros emergentes, relações entre linguagens e suportes, Inteligência Artificial e modelos largos de linguagem (large language models). A proposta enfatiza trabalhos preocupados em compreender e enfrentar os desafios impostos por tais fenômenos contemporâneos às práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras e suas literaturas, incluindo processos de leitura, interpretação e produção de textos multimodais.

Publicado: 2024-12-30

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