Entrevista com Benito Bisso Schmidt
Resumo
O historiador Benito Bisso Schmidt é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da História e realiza pesquisas sobre temas como: gênero biográfi co, história social da memória, história do trabalho, história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. Atualmente, Schmidt é presidente da ANPUH nacional. Sua tese de doutorado, O Patriarca e o Tribuno: caminhos, encruzilhadas, viagens e pontes de dois líderes socialistas - Francisco Xavier da Costa (187?-1934) e Carlos Cavaco (1878-1961), defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP, deu origem ao livro Em busca da terra da promissão: a história de dois líderes socialistas (2004). Além dessa obra, o autor publicou Um socialista no Rio Grande do Sul: Antônio Guedes Coutinho (1868-1945) (2000), organizou O Biográfi co: perspectivas interdisciplinares (2000) e ajudou a organizar Memórias e narrativas (auto) biográfi cas (2009). Nessa entrevista, Benito Schmidt nos conta sobre a sua trajetória acadêmica e aborda algumas questões sobre o gênero biográfico.(...)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre