"Resta só o Brasil, resta o Brasil só": A primeira proposta de emancipação do ventre escravo, sua recepção e discussão no conselho de estado imperial (1866-1868)
Resumo
Este trabalho objetiva analisar a discussão acerca da liberdade do ventre escravo no âmbito da política na segunda metade do século XIX. Para isso, partiremos do “Trabalho sobre a extincção da escravatura do Brasil”, projeto escrito pelo Conselheiro de Estado Pimenta Bueno a pedido do então Imperador D. Pedro II, colocando em discussão, nos meandros do Conselho de Estado, a ‘questão’ da escravidão e suas ambiguidades. O texto do projeto entra em votação no conselho pleno em meio a eventos como a Guerra de Secessão e a Guerra do Paraguai, gerando contradições e impasses na sua discussão entre personagens da mais alta elite política imperial, o que mostra a complexidade do tema e nos permite enxergar com outros olhos a relação entre escravidão e política no Brasil Imperial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre