ASPECTOS ECONÔMICOS DA FRONTEIRA OESTE DO BRASIL: uma revisão bibliográfica (séculos XVIII e XIX)
Resumo
O presente estudo tem por objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre de que forma os aspectos econômicos da fronteira oeste aparecem na historiografia matogrossense durante o período colonial e imperial da história brasileira. Analisaremos como os autores Fernando Tadeu de Miranda Borges, Alcir Lenharo, Luiza Ricci Rios Volpato e Nelson Werneck Sodré discutem a economia da região. Nosso objetivo é fazer uma análise bibliográfica referente à economia mercantilista do século XVIII e a incursão de bandeiras e monções nos “sertões” brasileiro, com a intenção de consolidar o território conquistado. O recorte espacial dessa pesquisa contempla a Capitania de Mato Grosso, e como recorte temporal apresentaremos as relações comerciais da região até as últimas décadas do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre