IRMANDADES NEGRAS NAS AMÉRICAS: Histórias Conectadas
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar duas irmandades negras presentes no mundo colonial ibérico: a de Santo Elesbão e Santa Efigênia, localizada na cidade do Rio de Janeiro, e de San Baltasar, na cidade Buenos Aires. A escolha dessas as instituições se dá em função da percepção da existência de uma história conectada entre elas, como, por exemplo, estarem inseridas no mundo ibérico, serem urbanas, e coloniais, destinadas a pessoas de cor e terem santos negros como patronos. Além dessas evidentes semelhanças é importante analisar o controle dessas instituições por parte das autoridades, os conflitos que as cercavam, as hierarquias internas, o que essas irmandades significavam para os negros em meio ao cotidiano escravocrata e em que medida as mesmas foram incorporadas na realidade africana e afrodescendente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre