DE RELIGIOSA A MILITAR: Repensando As Alianças Estabelecidas Entre Os Indígenas E Os Flamengos No Brasil Holandês (1624-1654)

Autores

  • Regina de Carvalho Ribeiro

Resumo

O objetivo do presente artigo é realizar um balanço histórico das relações estabelecidas entre os holandeses e os indígenas nos tempos de dominação flamenga no Pernambuco colonial. Através da crítica das fontes e da revisão das obras de renomados historiadores na área, a proposta visa atingir a perspectiva da interação entre os sujeitos históricos, analisada pelas dinâmicas religiosas, políticas e militares da sociedade colonial. Por fim, avança-se sobre uma abordagem etnohistórica do Brasil Holandês para discutir a reinvenção da identidade dos potiguares através da concepção do grupo étnico dos brasilianos entre os anos de 1624 e 1654.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-05

Como Citar

Ribeiro, R. de C. (2019). DE RELIGIOSA A MILITAR: Repensando As Alianças Estabelecidas Entre Os Indígenas E Os Flamengos No Brasil Holandês (1624-1654). Revista Cantareira, (21). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27763

Edição

Seção

Dossiê Temático