Os testamentos na produção historiográfica
Resumo
Os testamentos – documentos legais utilizados para o registro das últimas vontades do indivíduo – se tornaram uma interessante alternativa de fonte para aqueles que buscam pesquisar questões pertinentes aos campos da História Social e da História Cultural. Para além de documentos de cunho jurídico, as declarações contidas nos testamentos são capazes de nos dizer muito a respeito, por exemplo, das crenças e práticas religiosas na Europa medieval e, também, sobre a dinâmica de vida de grupos sociais no Brasil colonial. O presente artigo apresentará alguns dos trabalhos produzidos – a níveis nacional e internacional, entre a década de 1970 e o ano de 2013 – a partir do uso dos testamentos como fontes para a produção do conhecimento histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre