Rebelde in Christo: reflexões sobre Thomas Müntzer
Resumo
O presente artigo volta-se a uma reflexão sobre Thomas Müntzer, o rebelde in Christo. Três visões, três formas de ver o líder carismático são aí apresentadas. Trata-se de apresentar um balanço historiográfico sobre Müntzer na ótica de Hugo Echegaray, Martin Dreher e Ernest Bloch. A Alemanha do início do século XVI, a Guerra dos Camponeses e a Reforma Protestante são os cenários onde se desenvolvem as ações do profeta.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Vanderlinde, T. (2019). Rebelde in Christo: reflexões sobre Thomas Müntzer. Revista Cantareira, (2). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27772
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre