História e Literatura: reflexões sobre a República em Esaú e Jacó
Resumo
Atualmente, a literatura é um tipo de fonte bastante utilizado por historiadores, pois pode possibilitar uma série de interpretações a respeito de relações sociais tecidas em diferentes contextos históricos. Os literatos, através de seus escritos expressam as aflições, dilemas e impasses vivenciados por sujeitos e grupos sociais em diversas situações, além de possibilitar o entendimento sobre modos de vida, costumes e visões de mundo de grupos sociais. Como um breve exercício a respeito do uso da literatura, enquanto fonte, propomos a análise da obra Esaú e Jacó, no sentido de abrir campos interpretativos sobre a Proclamação da República no Brasil, e especificamente, na sociedade carioca, diante da transição de regime político processado no final do sec. XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



