Desigualdade de Gênero e Saúde: Avaliação de Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Mulher
Resumo
Pretendo, com este artigo, abordar a avaliação de qualidade da atenção em saúde tomando como referência as reflexões acerca das relações de gênero e sua conexão com a desigualdade. Para tal, busca-se, inicialmente, discorrer sobre a situação das políticas sociais de saúde brasileiras vinculadas à Seguridade Social instalada no país após a Constituição Federal de 1988. Em seguida, buscarei sistematizar as principais contribuições advindas de uma ótica de gênero e mostrar a relevância dessa perspectiva no campo da saúde, principalmente após a implementação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e, posteriormente, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Demonstrarei também aspectos que norteiam uma dada definição de avaliação de qualidade da atenção em saúde, além de sugerir etapas para uma discussão metodológica com essa temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre