Tráfico, favelas e a cidade do Rio de Janeiro.
Resumo
Ao mesmo tempo que o tráfico de drogas ocupa bastante espaço na mídia, nas ações do Estado, e no imaginário do carioca, sabe-se pouco sobre ele além de chavões e diagnósticos simplistas. Analisando os jornais de grande circulação ou mesmo a mídia eletrônica, percebemos que no discurso de muitos políticos e autoridades da área de segurança, junto com as próprias notícias veiculadas, há uma reatualização da imagem, tão comum durante todo século XX, das favelas como um ‘lugar perigoso’ e/ou uma ‘outra cidade’. As diversas ações do Estado e de ONGs apresentam como meta combater a influência do tráfico nas favelas, visando diminuir as causas da criminalidade e os efeitos da violência para toda a cidade. No entanto, o caráter que muitas destas ações possuem, sem considerar a cidadania como um fator importante para superar esta situação, acabam por se revelar inócuas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre