(In)visibilidade Contemporânea: o Olhar e a Cena Urbana em “Medianeras” (2011)
Resumo
O objetivo desse trabalho é problematizar as relações estabelecidas com a cidade pelas personagens Martín e Mariana, no filme argentino Medianeras (2011) de Gustavo Taretto. Ao longo da película são apresentadas diversas leituras da cidade que se enquadrariam no que Featherstone descreve como a flânerie contemporânea, uma flânerie ligada não apenas a questão da mobilidade física, mas do olhar. A partir disso podemos perceber as tênues relações entre cinema, cidade e história e questões ligadas a (in)visbilidade contemporânea também marcada pelo fenômeno da multidão já observado por Baudelaire e Benjamin no século XIX, mas ainda com presenças marcantes nas formas de socialização contemporâneas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Simião, S. C. de S. (2019). (In)visibilidade Contemporânea: o Olhar e a Cena Urbana em “Medianeras” (2011). Revista Cantareira, (23). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27812
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre