Heródoto e o Testamento de Udjahor-Resenet
Resumo
O relato clássico de Heródoto acerca das guerras entre gregos e persas em sua “História” sempre foi referência certa em estudos sobre a antiguidade. Entretanto, em especial após a virada do século XX, algumas passagens de seus escritos passaram a ser alvo de questionamentos relacionados à sua veracidade. Tendo isto em vista, este artigo tem por objetivo apresentar uma discussão envolvendo algumas dessas passagens controversas, mormente aquela que trata do reinado do persa Cambises no Egito (522 a.C. – 525 a.C.). Na esteira dos estudos de historiadores e egiptólogos do período, procurar-se-á indagar de que forma aparecem, nesses escritos, uma visão pró-helênica e uma propaganda anti-persa, as quais seriam reflexos do momento histórico vivido por Heródoto. A análise irá, ainda, valer-se de um conhecido relato egípcio do mesmo período, o testamento de Udjahor-Resenet, a fim de contrapô-lo ao relato da “História”, uma vez que os textos apresentam versões antagônicas a respeito da administração de Cambises.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre