Gênero e Trabalho em Fábricas de Tecidos: o Caso da Companhia de Fiação e Tecidos Aliança
Resumo
A presente argumentação procura analisar as condições do trabalho feminino em fábricas de tecidos no início do século XX. Assim como, elaborar um estudo de caso na Companhia de Fiação e Tecidos Aliança para discutir as relações de gênero presentes tanto na experiência do trabalho em tal fábrica quanto na esfera privada, nos momentos de lazer dos (as) operários (as) no interior desse complexo industrial. Refletirei acerca das conflitantes relações e as noções de masculinidades existentes na definição das hierarquias dentro do trabalho fabril têxtil. Nesse sentido, buscarei destacar como as operárias dialogaram com essa lógica e como se utilizaram em benefício próprio dessas noções. Procurarei destacar as formas de repressão executadas pelo industrial da Fábrica Aliança, mas também os meios de resistência implementados pelos (as) trabalhadores (as) dessa companhia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre