O Feminismo Chega à Rádio: a Militância Sufragista de Martha de Hollanda na Rádio Clube de Pernanbuco (1931-1932)
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar de que modo a Cruzada Feminista Brasileira, liderada por Martha de Hollanda, usou a Rádio Clube de Pernambuco como estratégia de luta pelo direito ao voto no Recife, entre os anos de 1931 a 1932. As fontes de pesquisa são os jornais da época, onde procuramos analisar os discursos e as estratégias das feministas pernambucanas que utilizaram a Rádio Clube de Pernambuco para divulgação de suas pautas e ações no momento em que os receptores radiofônicos eram artigos de luxo, um dos símbolos da modernidade, ainda restrito às camadas ricas. Frente a isso, se o discurso feminista já tinha significativo alcance por meio das mídias impressas, agora a estratégia era alcançar, convencer e cooptar mulheres das classes abastadas para o movimento em prol da conquista da cidadania política e da igualdade entre homens e mulheres.Downloads
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Publicado
2019-02-05
Como Citar
Silva, G. C. da, & Nascimento, A. C. do. (2019). O Feminismo Chega à Rádio: a Militância Sufragista de Martha de Hollanda na Rádio Clube de Pernanbuco (1931-1932). Revista Cantareira, (24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27853
Edição
Seção
Dossiê Temático
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