Laudelina de campo mello: histórias de vida e demandas do presente no ensino de história
Resumo
O currículo de história tem sido um espaço de grandes tensionamentos no que se refere às questões racial e de gênero e muitas iniciativas que visam a atender a essas demandas no âmbito escolar têm encontrado, na prática, os obstáculos da essencialização e da folclorização das diferenças, reafirmando estereótipos. Neste estudo, que consiste em uma parte da nossa produção junto ao Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHist-UERJ), apostamos nos usos do biográfico como um instrumento potencialmente fecundo no que tange à superação desses entraves e, mais especificamente, nas histórias de vida de Laudelina de Campos Mello como um recurso para a construção de conhecimentos históricos sobre o nosso país.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Crespo, F. N. (2019). Laudelina de campo mello: histórias de vida e demandas do presente no ensino de história. Revista Cantareira, (24). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27856
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre