"Calango tango no calango da lacraia": Intelectuais, Cidadania e Cultura Política
Resumo
O presente texto trata de uma manifestação cultural que recebeu pouquíssima atenção da bibliografia especializada, denominada Calango. No Calango, os agentes sociais que o praticam vêem uma oportunidade, através de muita irreverência, de ação e contestação política, cantando o seu cotidiano e dando a sua opinião sobre a situação da comunidade através de versos cantados e desafios. O artigo é ao todo divido em cinco partes. Uma introdução, onde serão colocadas algumas considerações iniciais e questões que perpassarão por todo ele. A segunda parte (Mas, enfim, o que é o Calango?) apresenta uma breve descrição de como se caracteriza um Calango. Na terceira parte (O Calango pelo olhar folclorista) demonstraremos como o Calango foi percebido e estudado por folcloristas e intelectuais. A quarta parte (Versos, Linhas e Rimas) faremos uma análise de alguns versos e rimas. E, por fim, uma quinta parte (Afinal, Calango Rima com cultura política?) onde encerramos o artigo através de uma indagação: será que o Calango rima com os conceitos de cidadania e cultura política?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre