O Lugar do Gênero nas Trajetórias Profissionais de Mulheres Desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado do Pará: Um Estudo de Caso
Abstract
O artigo diz respeito a um percurso de pesquisa cujo objetivo foi conhecer os relatos autobiográficos de mulheres ocupantes de altos cargos no Judiciário paraense e identificar o lugar do gênero em suas trajetórias de vida. O ponto de partida é o fato de o Pará apresentar, dentre as Justiças estaduais brasileiras, maior representação (proporcional) de mulheres no desembargo. A partir de oito entrevistas, foram analisados quatro eixos de análise: origem social e familiar, carreira, custos pessoais e o lugar do gênero nos relatos. Heterogeneidade de perfis, meritocracia, autodepreciação, essencialismo, dificuldades em reconhecer discriminações pelo gênero, prestígio, marcadores de poder e saber, contradições e ausência de indicativos locais de perpetuação/manutenção desse modelo de paridade são alguns dos resultados que emergiram no decorrer da análise.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre



