Fidalguia Contratada: O itinerário social de José Gonçalves da Silva no Maranhão, 1777-1821
Resumo
Este estudo pretende discutir as estratégias de ascensão social na capitania do Maranhão através da trajetória do senhor terras e escravos, negociante, militar e político José Gonçalves da Silva, conhecido como o “Barateiro”. As relações mantidas entre as elites das províncias e os poderes do centro eram fomentadas pela economia do dom, ou da graça, que inspirava os agentes coloniais à prestação de serviços em troca de benefícios simbólicos (privilégios). Portanto, a concessão de postos na governança local, funcionava a partir de uma negociação tácita entre a preeminência jurídica da metrópole e as funções locais de poder provincial. José Gonçalves da Silva possuía uma multiplicidade de empreendimentos na cidade de São Luís, com os quais sustentou uma condição de nobreza, segundo os padrões do Antigo Regime. Sua avultada riqueza resultante da exportação dos seus produtos agrícolas e da venda de escravos mantinha este comerciante no centro das rotas comerciais ultramarinas. Neste sentido, o estudo de caso deste luso-maranhense nos ajuda a compreender a relação entre as estratégias de acumulação de riqueza e as fórmulas de ascensão social disponíveis no Império Português.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre