Entre Ficino e Dürer: uma possibilidade de diálogo entre o texto e a imagem
Resumo
Partindo da observação da gravura Melencolia I, produzida em 1514 por Albrecht Dürer, o artigo procura mostrar indícios que apontem a relação daquela imagem com o texto do livro De vita tríplici, de Marsilio Ficino, escrito anos antes, evidenciando para além dos limites de uma análise formalista da obra, sua vinculação aos acontecimentos históricos circundantes, pensando em sua análise iconográfica como um instrumento de reconstrução do indivíduo, do ambiente, da história geral.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Rodrigues, A. de F. (2019). Entre Ficino e Dürer: uma possibilidade de diálogo entre o texto e a imagem. Revista Cantareira, (16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27884
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre